ONDE ENCONTRAR AJUDA EM TEMPOS DE AFLIÇÃO?
ONDE ENCONTRAR AJUDA EM TEMPOS DE AFLIÇÃO?
Imagine-se no lugar de certo homem na Itália.
Quando voltava do trabalho, parou temporariamente numa mercearia vizinha, e descuidadamente, deixou as chaves no carro. Ao sair da mercearia, o carro tinha sido roubado. Depois de uma noite de insónias, que agradável surpresa ele teve, quando na manhã seguinte, o carro estava exactamente no lugar onde tinha sido roubado.
Com uma diferença:
No para brisas, havia um bilhete que dizia: “Desculpe pelo importúnio. Foi uma emergência. Aceite os meus agradecimentos. Como prova, aí tem 2 bilhetes para o teatro desta noite”
Se estivesse no lugar do homem, o que faria?
Aqueles eram os 2 melhores lugares no teatro!
O homem apanhou a sua esposa, e foi!
Quando ele voltou para casa, abriu a porta, e para o seu espanto, encontrou a casa, completamente “limpa”, quer dizer, despojada de tudo. Ele tinha sido roubado nessa noite, enquanto estava no teatro.
Sabe que esta história ímpar,
Mostra o descaramento com que as pessoas fazem as coisas.
E nós, as Testemunhas de Jeová, também não estamos imunes a estes perigos. Os nossos dias, seriam marcados por dias de aflição. Os nossos tempos seriam críticos e difíceis de manejar. Nós também enfrentamos problemas:
- Perseguição ou oposição.
- Dificuldades económicas, perda de emprego.
- Doença na família.
- A Morte de pessoas amadas.
A questão é:
Como podemos manter a alegria apesar desses problemas?
Onde encontrar ajuda em tempos de aflição?
A resposta a esta pergunta está aqui: (SALMO 37:39)
Jeová realmente vigia sobre nós.
Ele é o nosso “baluarte no tempo da aflição”.
Ou, conforme diz outra referência bíblica: “O nome de Jeová é uma torre forte. O justo corre para dentro dela e recebe protecção.”
Deus oferece protecção!
Esta é a garantia!
Mas, como é que Jeová faz isso?
O QUE PODE SER DE AJUDA EM “TEMPLOS DE AFLIÇÃO?”
Consideremos três ajudas vitais para receber a ajuda dele, ao passo que Jeová é o nosso “baluarte em tempos de aflição”!
1º - A ORAÇÃO A DEUS.
As Escrituras, contém muitas orações que foram feitas em tempos de aflição.
Lembra-se de alguma delas?
- Ana estéril.
- Paulo tinha um espinho na carne.
- Jesus passou a noite inteira a orar.
Temos de perseverar em oração e ser específicos nela.
É importante que nos acheguemos a Jeová, especialmente em tempos de necessidade especial. Jeová dá o poder revigorante do seu espírito aos que o pedem em oração. O poder da oração, está muito bem descrito aqui: (SALMO 42:6,8)
O Salmista que compôs este salmo,
Era um levita filho de Corá. Ele estava no exílio.
Esta oração exprime os seus verdadeiros sentimentos!
Que lição está aqui contida nesta oração?
Quando você estiver desanimado por causa de situações desfavoráveis, faça o que o salmista fez. Lembre-se de que Jeová não abandonará os seus servos.
Ele virá em seu auxílio. O salmista não podia deixar de pensar na situação aflitiva em que se encontrava. Prosseguiu: (SALMO 42:9-11)
Não importa o que nos possa sobrevir,
Continuemos, iguais ao salmista, a recorrer a Jeová Deus em busca de ajuda. Apreciemos também altamente toda a associação espiritual que possamos hoje usufruir com outros. Ainda assim, se a aflição for tão severa, que até mesmo orar se torne difícil, tenha em mente as palavras de um outro salmista: (SALMO 34:18)
Certa jovem pioneira observou:
“Ficar preocupada é como sentir frio. Pode-se fazer algo a respeito.” Ela explicou: “Quando se sente frio, usa-se uma camisola. Se continuar a sentir frio, usar-se-á mais uma. E a gente continua a cobrir-se com algo até que se deixa de sentir frio. De modo que, orar a Jeová é como usar uma camisola quando se sente frio. Se depois de uma oração eu continuo preocupada, oro de novo, e de novo, e de novo, até que não me sinto mais preocupada. E isso funciona mesmo! Tem-me livrado de dificuldades.”
2º – ESPÍRITO SANTO.
Pouco antes de morrer,
Jesus garantiu a seus apóstolos que eles não seriam deixados sem ajuda.
Veja como ele se referiu a isso: (JOÃO 14:16, 26)
Afinal de contas,
As Escrituras inspiradas estão repletas de exemplos de como Jeová usou o espírito santo, a força mais poderosa que existe, a favor de seu povo. Em diversas ocasiões, o espírito santo foi usado para dar poder a seres humanos a fim de fazer a vontade de Deus.
Veja alguns desses exemplos:
- O espírito santo deu poder aos juízes para libertar Israel.
- Deu poder aos apóstolos para pregar com denodo.
- Jeová também usou seu espírito santo para esclarecer seu povo. Com a ajuda do espírito de Deus, José conseguiu interpretar os sonhos proféticos de Faraó.
- Por meio de seu espírito, Jeová revelou seus propósitos aos humildes, mas escondeu-os dos orgulhosos. (Mateus 11:25)
Que dizer de hoje?
Como é que Jeová dá o Espírito santo?
A chave para recuperarmos poder,
Não somos nós mesmos, nem a nossa situação, mas é nosso Deus. Mostremos que a nossa esperança é em Jeová por aproveitar plenamente as provisões espirituais que ele torna disponíveis.
3ª – OS NOSSOS IRMÃOS
Quando caímos, eles estão ali para nos levantar.
Na fraternidade cordial podemos encontrar ‘verdadeiros companheiros’ que, quando estamos aflitos, podem dar-nos a necessária ajuda e consolo. Muitas vezes, tudo o que é preciso é algumas palavras bondosas ou acções atenciosas.
Veja um exemplo disso:
Depois do falecimento da sua filha bem nova, certa irmã achava no começo difícil cantar nas reuniões congregacionais os cânticos do Reino, em especial os que mencionavam a ressurreição. “Certa vez”, recorda-se ela, “uma irmã sentada do outro lado do corredor viu-me chorar. Ela se chegou a mim, pôs um braço em volta de mim e cantou o restante do cântico comigo. Senti-me cheia de amor pelos irmãos e pelas irmãs, e muito feliz de que tínhamos ido às reuniões, dando-me conta de que é ali que há ajuda, ali no Salão do Reino.”
Considere o caso do apóstolo Paulo.
Quando estava sendo levado preso para Roma, Paulo viajou pela estrada romana conhecida como Via Ápia. A última etapa da viagem era especialmente desagradável, porque obrigava os viajantes a atravessar uma baixada pantanosa. Os irmãos da congregação em Roma sabiam que Paulo estava a caminho.
O que fariam?
Será que esperariam por Paulo no conforto de suas casas?
O que fizeram eles?
O escritor bíblico Lucas, que acompanhou Paulo na viagem, conta:
(ACTOS 28:15a)
Consegue visualizar a cena?
Ao saber que Paulo estava chegando, uma delegação de irmãos de Roma viajou para encontrá-lo no caminho. Parte da delegação ficou esperando por ele na Feira de Ápio, uma bem conhecida parada de descanso e muda de cavalos que ficava a 74 quilómetros de Roma.
O restante dos irmãos,
Ficou esperando nas Três Tavernas, uma parada de descanso a 58 quilómetros da cidade. Como Paulo se sentiu? Lucas relata: (ACTOS 28:15b)
Imagine!
O mero fato de avistar os irmãos que haviam se esforçado para viajar toda aquela distância já era fonte de força e consolo para Paulo! E a quem Paulo agradeceu por esse apoio amoroso? A quem era responsável por isso, Jeová Deus.
Quando podemos faltar à reunião? (3)
Se formos mais velhos que Metusalém
Quando estamos mais doentes do que Jó.
Se formos mais sábios do que Salomão.
Nunca permita:
- Problemas económicos.
- Perda do emprego.
- Uma doença na família.
- A morte de alguém amado.
Enfraqueça a sua relação com Deus!
Os servos de Jeová no passado também tiveram problemas:
v Abraão ficou pesaroso com a morte da esposa.
v Davi achava que era indigno por seus pecados.
v Moisés teve sentimentos de inaptidão.
v Epafrodito ficou deprimido com uma doença grave.
v Paulo teve de lutar com a carne decaída.
v Evódia e Síntique, não se davam bem.
Como é animador saber que esses fiéis tinham sentimentos e experiências similares aos nossos, mas não desistiram! Jeová tampouco desistiu deles. Tampouco Jeová se esquecerá de nós. Ele provê 3 preciosas ajudas em templos de aflição:
- A oração.
- O espírito santo.
- Os nossos irmãos.
Se aproveitarmos isso, faremos nossas as palavras de Paulo:
(ROMANOS 8:35,38,39)